sexta-feira, 29 de março de 2024
26.9 C
Blumenau

Itajaí-Açú se aproxima do nível de alerta e preocupa

O nível do Rio Itajaí-Açú vem subindo ao longo deste sábado: às 11h da manhã, a régua de medição registrou 3,88 metros. Às 00h, o nível era de 5,97 metros. Para este domingo (8), a previsão é de temporal acompanhado de trovoadas, descargas elétricas e rajadas fortes de vento.

Acompanhe mais notícias sobre a enchente

Em entrevista a Rádio Nereu Ramos, o secretário de defesa do cidadão de Blumenau, Telmo Duarte, ressaltou sua preocupação com a chuva que deve cair amanhã “a partir da metade da tarde, a precipitação deve aumentar o que já nos deixa em alerta”.

A Defesa Civil entra em estado de alerta quando o nível do rio chegar aos 6 metros. Quando o nível atinge 8 metros, as equipes são acionadas e entram em prontidão. Mas para atingir tal altura, é necessário um acúmulo extremo de chuvas e uma sucessão de situações negativas.

Desabrigados

A Defesa Civil de Santa Catarina afirma que o cenário mais preocupante é no Planalto Norte. Em Papanduva pelo menos 100 famílias já deixaram suas casas. Em Mafra são 80 famílias; em São Bento do Sul, 50. Major Vieira tem duas famílias afetadas. Guaramirim, Jaraguá do Sul também registraram deslizamentos e pessoas desabrigadas.

Leia o alerta da Defesa Civil do Estado:

ALERTA: Risco de Deslizamentos no Planalto e Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí. Estas regiões registraram acumulados significativos de chuva nas últimas 24hs e persiste a condição de chuva até domingo. O solo está encharcado e já foram registrados deslizamentos em algumas cidades do Vale do Itapocu no Litoral Norte de Santa Catarina.

Persiste o risco de alagamentos e enxurradas. A previsão é de que até amanhã (08), a chuva seja significativa, podendo chegar aos 200 milímetros em algumas regiões. As áreas que podem sentir os efeitos de forma mais intensa são: Oeste, Meio Oeste, Planalto e Litoral Norte e Vale do Itajaí. No domingo, os maiores volumes de chuva deverão ocorrer no Oeste, Meio Oeste, Grande Florianópolis e Litoral e Planalto Sul.

Ponte de Ferro (Jaime Batista)
Ponte de Ferro (Jaime Batista)
Redação
Redação
Acompanhe nosso trabalho diariamente.
+ notícias

Últimas notícias

- publicidade -

Mais lidas